O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
Fortes chuvas na tarde deste sábado(22) causam estragos na cidade. Em a...
https://scontent-a.xx.fbcdn.net/hphotos-xaf1/v/t1.0-9/s130x130/1654447_839432182759181_6659739671383476990_n.jpg?oh=94efe7d0c8dc0c3ab566e6c428083792&oe=54D22E51
há 11 horas
categorias
  • Contribua enviando fotos, vídeos e notícias.
    Enviado por: Leandro Kennedy Nunes.
    Leitor escreve sobre senhora que lavou a calçada da CELG
    • ENQUETE
      O que você acha que pode ser feito para melhorar o trânsito em Catalão?
      Selecione uma opção abaixo.
      Melhor conscientização
      Aumentar as linhas de ônibus
      Aprimoramento da sinalização
      Construção de ciclovias e ciclofaixas
  • 28 de Abr / 2008 - Saúde
    Evite o agrotóxico

    Evite o agrotóxico

    Esta última semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária [Anvisa] fez um teste em 15 estados e no Distrito Federal e alertou: morango, alface e tomate apresentaram contaminação por agrotóxicos. Como lavar os alimentos para tirar esse veneno?

    Você sabia que, em cada 10 tomates, 4 estão contaminados com agrotóxicos? E olha que é uma concentração acima do que a legislação permite. Esta é a conclusão de um teste feito em todo o Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária [Anvisa].

    “Não é só o tomate: morango e alface também apresentaram altos índices de contaminação. Então, muitos cuidados devem ser tomados antes de você comer”, alerta o Doutor Bactéria.

    “Os resultados, que vinham melhorando nos últimos anos, apresentaram uma piora considerável em 2007. E o que mais nos surpreendeu foi que detectamos, no tomate, um ingrediente ativo que é banido do Brasil, que não pode ser utilizado”, denunciou Ricardo Velloso, gerente de avaliação de risco da Anvisa.

    O agrotóxico encontrado no tomate tem um nome complicado: monocrotofós. Está proibido no país desde novembro de 2006. Substâncias como essa, com fósforo na composição, já foram usadas como armas químicas em guerras. Hoje, matam insetos na lavoura. Mas, em altas concentrações, são muito perigosas também para os seres humanos.
    “São compostos que causam danos neurológicos ao organismo humano, se a exposição for alta”, diz Heloísa Caldas, professora de toxicologia da Universidade de Brasília [UnB]. “Pode causar câncer”, acrescenta Velloso.

    Os inseticidas pulverizados sobre a plantação geralmente se depositam na superfície de frutas, legumes e hortaliças. “Não vou poder comer uma saladinha, então, hoje?”, pergunta a artista plástica Elcy Mathiesen. “Não precisa fazer essa carinha triste”, diz o Doutor Bactéria.

    Saiba, agora, como descontaminar os alimentos. Primeiro passo: resfriá-los para evitar o fenômeno conhecido como “up take”. “O ‘up take’ é uma capacidade que as frutas e as hortaliças têm, que, se você mergulhá-las na água, na mesma temperatura, ela absorve água e os agrotóxicos, que poderiam estar na superfície, vão parar dentro dos vegetais”, explica o Doutor Bactéria.

    Você vai precisar de paciência: os alimentos devem ficar na geladeira por duas horas. Depois, lave-os em água corrente. “Eu lavo bem com uma buchinha e com detergente”, diz uma senhora.

    Tem gente que usa vinagre, limão e até bicarbonato de sódio. Nada disso funciona. “O bicarbonato é lenda. O vinagre não funciona. Água sanitária, sim”, explica o Dr. Bactéria. Dilua uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água. Mergulhe os vegetais na mistura por cinco minutos. Enxágüe bem e pronto. “Não tem gosto de água sanitária, nenhum”, diz a artista plástica Elcy Mathiesen.

    Ainda está desconfiado? Você pode optar pelos produtos orgânicos, que não levam agrotóxicos no cultivo. Só que eles são mais caros: o tomate orgânico, por exemplo, custa R$ 4,50 o quilo, enquanto que o convencional sai por R$ 3,80.

    Se você ficou preocupado, calma: os resultados do teste da Anvisa não devem alarmar a população. “Os níveis detectados estão muito abaixo do nível mínimo que possa provocar dano à nossa saúde”, afirma o toxicologista Anthony Wong.

    Mas uma boa limpeza é segurança na sua refeição. Então: xô, agrotóxico!


    Fonte: Fantastico/Doutor Bactéria / Portal Catalão Notícias
    natalia@portalcatalao.com.br
    Fone: [64] 3411- 0748 | [64] 3411 - 5654
    0
    Comentários
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
comercial@portalcatalao.com.br
financeiro@portalcatalao.com.br
ascom@portalcatalao.com.br
equipe
João Luiz Ribeiro, Bruno Felício, Jefferson Machado, Luiz Gustavo Felício, Cláudia Barea, Paulo Damasio, Larissa Pacheco, Diego Marçal, Juan Huston, Sibylle Machado, Gesley, Laisse Calaça, Jorge Lopes.
SUBIR PÁGINA