O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
  • Contribua enviando fotos, vídeos e notícias.
    Enviado por: Moradores Catalão.
    Moradores relatam falta de água em Catalão
    • ENQUETE
      Como você avalia o serviço de entrega dos Correios em Catalão?
      Selecione uma opção abaixo.
      Excelente
      Ótimo
      Bom
      Regular
      Ruim
      Péssimo

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

  • 11 de Out / 2012 - Entretenimentos
    Barracas da Festa do Rosário já enchem as ruas de Catalão
    As tradicionais barraquinhas chegaram na segunda e devem ficar até o próximo final de semana pelas ruas do centro.

    Desde segunda-feira (8), os moradores de Catalão já podem transitar pelas ruas cheias de barracas que chegaram devido à 136ª Festa de Nossa Senhora do Rosário de Catalão.

    Todos os anos, centenas de camelôs, de Catalão e de outras cidades do Brasil, se instalam pelas ruas ao redor da Igreja do Rosário para venderem seus produtos, que vão desde cuecas, meias, calcinhas, até aparelhos de celular, panelas, artesanatos, artigos religiosos. É um verdadeiro mercado a céu aberto que se instala pelas ruas do centro da cidade.

     Camelôs montando as barracas. (Foto: Rodrigo de Oliveira/Portal Catalão).  População passeando pelas barracas. (Foto: Rodrigo de Oliveira/Portal Catalão).
    Camelôs montando as barracas. (Foto: Rodrigo de Oliveira/Portal Catalão). População passeando pelas barracas. (Foto: Rodrigo de Oliveira/Portal Catalão).

    Muitas pessoas reservam uma quantidade de dinheiro para gastarem exclusivamente nas barracas nesta época do ano, pois muitos produtos são vendidos com um preço bem atraente.

    Já alguns outros não gostam dos camelôs instalados pela cidade, pois reclamam que só existem produtos piratas ou de baixa qualidade. Para os barraqueiros, Catalão é uma ótima cidade para eles se instalarem, pois a população tem tradição em comprar nas “barraquinhas”.

     Ruas do Centro de Catalão já estão cheias de barracas. (Foto: Rodrigo de Oliveira/Portal Catalão). Grande número de barracas nas ruas do Centro. (Foto: Rodrigo de Oliveira/Portal Catalão).
    Ruas do Centro de Catalão já estão cheias de barracas. (Foto: Rodrigo de Oliveira/Portal Catalão). Grande número de barracas nas ruas do Centro. (Foto: Rodrigo de Oliveira/Portal Catalão).

    Eles se instalaram pelas ruas no dia 8, e podem ficar até o dia 15, segunda-feira, feriado municipal, quando acontece a entrega de Coroa pelos ternos de congo. Mas como acontece todos os anos, muitos ultrapassam a data limite e ficam nas ruas por mais uns três a cinco dias, fazendo a alegria das pessoas que gostam de comprar.

    2010 - Festa sem barraquinhas

    Muitos se lembram que há dois anos a Festa do Rosário aconteceu sem as tradicionais barraquinhas. O motivo alegado pela não permissão dos camelôs virem pra cidade foi a gripe H1N1 (“gripe suína”), que estava em epidemia por todo o país, pois a grande aglomeração de pessoas pelas ruas poderia causar uma epidemia da doença pela cidade de Catalão.

    Quem gostou desta situação em 2010 foram os comerciantes da cidade, pois a maioria não agrada desta época do ano, em que o comércio tem uma queda brusca nas vendas, pois as pessoas deixam de gastar no comércio da cidade para gastar somente nas barracas.

    Além disso, os comerciantes que têm os seus estabelecimentos nas ruas onde os camelôs se instalam são mais prejudicados ainda, segundo eles, além das pessoas não comprarem, a frente do comércio fica sem acesso fácil para os clientes.

    Segundo algumas pessoas da cidade, e até mesmo do comércio, como a festa já existe há 136 anos, essa fase não os incomoda tanto mais. “É normal os comerciantes reclamarem, mas todos os anos é assim, e tanto a população quanto os empresários já se preparam para isso”, disse a dona de casa Lourdes Maria.

    A estudante Stéfani Ramos comenta que adora a Festa do Rosário e as barracas, pois ela pode comprar muitos produtos legais, “Algumas coisas a gente só encontra quando os camelôs de outras cidades vêm para Catalão”, explica.

    Alguns empresários já se previnem à queda nas vendas que acontece nas proximidades da Festa do Rosário, eles fazem promoções e dão descontos antes da chegada da festa, e dão prazo na entrada e nas prestações, dividindo em várias vezes. Assim, eles estarão recebendo as prestações mesmo sem os clientes irem às lojas para comprar.

    Entretenimento e Festividades - Ranchão e Ceias

     
    Decoração do Ranchão.
    (Foto: Luiz Cláudio).
    Além das barraquinhas, também desde segunda-feira, o Ranchão já está funcionando, com as tradicionais noitadas de forró e leilões. E nas proximidades do Ranchão fica a rua onde se concentram as barracas de alimentação, jogos e bares.

    No salão do Centro do Folclore também acontece até o final de semana as Ceias, cada noite com um cardápio diferente, promovido por uma entidade.

    Dê sua opinião

    E você, gosta de comprar nas barraquinhas, ou não? Participe da enquete do Portal Catalão, que está na página principal do site, e dê sua opinião.



    (Rodrigo de Oliveira/Portal Catalão).


    1
    Comentários
    LUZENILDA BARBARA PEREIRA RIBEIRO
    Que saudades! Tenho ótimas recordações dessa festa na minha juventude, nos anos 70. Na época tinha correio eletrônico no Ranchão e a gente se divertia muito. Saí de Catalão com 17 anos e nunca mais fui à festa do Rosário. Muitas saudades dos amigos que deixei.
    11 de Outubro de 2012 às 10:04:33
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
comercial@portalcatalao.com.br
financeiro@portalcatalao.com.br
ascom@portalcatalao.com.br
equipe
João Luiz Ribeiro, Bruno Felício, Jefferson Machado, Paulo Damasio, Vinícius Ramos, Sibylle Machado, Laisse Calaça, Juliana Ribeiro, André Sardinha.
SUBIR PÁGINA