O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
  • Contribua enviando fotos, vídeos e notícias.
    Enviado por: Moradores Catalão.
    Moradores relatam falta de água em Catalão
    • ENQUETE
      Você é a favor da legalização do porte de armas para o cidadão?
      Selecione uma opção abaixo.
      Sim
      Não

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

  • 11 de Out / 2012 - Educação
    DACC e direção da UFG se reúnem para melhorias
    Em reunião do DACC no dia três deste mês, com a Direção do CAC/UFG, vários problemas foram discutidos para melhorias.

    Reunião DACC/UFG e diretoria da UFG. (Foto: DACC).
    Reunião DACC/UFG e diretoria da UFG. (Foto: DACC).
    Os representantes do Diretório Acadêmico do Campus de Catalão (DACC) estiveram reunidos na tarde da última quarta feira (3) às 14h30min com o Diretor do Campus Catalão para buscarem uma solução das seguintes problemáticas:

    ACESSIBILIDADE
    Novo mini-auditório sem rampas e acessos para cadeirantes, o elevador da biblioteca sem segurança para travar as cadeiras de roda, uso dos banheiros adaptados dos blocos sendo usados como depósitos de vassouras e outros materiais, novos prédios, da Engenharia e Restaurante Universitário, sem os conceitos de ACESSIBILIDADE conforme a ABNT. Problemas de acesso à quadra do Complexo Poliesportivo da Educação Física.

    Resultado: O Diretor marcou uma nova reunião para segunda-feira (08) às 14h para apresentar o novo projeto de Urbanização do Campus já contemplado com os conceitos de acessibilidade e também os projetos feitos pela CEGEF (Centro de Gestão do Espaço Físico), após vistoria no Campus. Quanto ao problema da quadra da Educação Física, o representante do CA de Educação Física ficou de cobrar um posicionamento do próprio departamento para que oficializem a autorização para que o setor responsável providencie a obra. Segundo o Diretor já existe um projeto e orçamento conseguido pela Prefeitura de Catalão para fazer as rampas de acesso ao Complexo.

    Segundo o Diretor o novo mini-auditório só será inaugurado quando receber as alterações necessárias ao conceito de Acessibilidade.

    Também no período das férias escolares, conforme oficializou a Prefeitura de Catalão da impossibilidade de atender uma aluna cadeirante do curso de Biologia, ver a possibilidade do Campus assumir o transporte da mesma até que a situação se normalize.

    PREÇO DA CANTINA
    Preços abusivos e verificação do Contrato para saber o percentual de aumentos contemplados no Contrato de Licitação.

    Resultado: O Diretor pediu para que nós encaminhássemos um documento ao órgão responsável pelas licitações com as denúncias e reclamações dos alunos, pois se houver irregularidades nos aumentos, o órgão suspende a empresa licitada para gerir a cantina.

    Restaurante Universitário (RU) e Restaurante Executivo (RE): certos de que o RE é um ato impensado e não seria aprovado pela comunidade Universitária, o DACC já está solicitando que o Espaço antes destinado ao RE seja temporariamente o Centro de Convivência, espaço aberto para manifestação de livre convivência entre os alunos, eles deram a ideia de colocar “pufs”, mesas de sinuca, espaço para pequenas apresentações, um espaço criado para a arte e a amizade.

    Resultado:
    o Diretor solicitou que nós assumíssemos empenho junto com a Direção para solicitar à Reitoria a construção imediata do Centro de Convivência, que será o último prédio a ser construído nesta antiga área do Campus. Os novos prédios já serão construídos nas novas áreas da UFG/CAC. A Direção disse que no local estava sendo pensado em por a Livraria da Editora UFG, e acenou positivamente com a nossa reivindicação e a convergência dos dois seguimentos no mesmo espaço.

    A possível data para o funcionamento do Restaurante Universitário será no mês de março de 2013 (todas estas informações deverão ser oficializadas através do CODIC).

    CRECHE UNIVERSITÁRIA
    Pensando em já plantar a ideia de uma creche de aplicação para atender os filhos dos membros da Comunidade Universitária (estudantes, professores, servidores e terceirizados).

    Resultado: Cida Almeida, vice Diretora e professora do Departamento de Pedagogia, acentuou da impossibilidade da União criar dentro da esfera da universidade uma creche, pois a responsabilidade pela Educação Infantil é do Município, e mesmo que a UFG/CAC doa alguma área para construção, todos os recursos e a manutenção serão do município, e a clientela deverá ser para todos e não exclusivamente para a comunidade universitária.

    CASA DO ESTUDANTE
    Preocupados com a demanda dos 50% de cotas destinados aos estudantes de escolas públicas e a situação sócio-econômica vulnerável nos próximos anos, solicitamos ao Diretor o terreno, de 1.500 m², doado pelo ex-prefeito de Catalão Haley Margon, que fica na nova área no setor Universitário, pertecente ao Campus. Bruno ainda disse da possibilidade de procurarmos empresas que possam fazer a construção, e deduzir em impostos os valores empregados na obra, tudo para que este sonho se transforme em realidade nos próximos anos.

    Resultado: O Diretor afirmou que a doação do terreno oficializado pelo ex-prefeito ainda está em aberto com a prefeitura de Catalão e que nada impede de procurarmos recursos para a construção. Iremos procurar o CEGEF para criar o projeto e ao mesmo tempo já iremos procurar saber do processo de doação da nova área para a construção da casa dos estudante.

    SITUAÇÃO CRÍTICA DO CURSO DE ENFERMAGEM
    O curso conta com apenas seis professores concursados e ainda há turmas a entrar no Campus. A falta de docentes com formação específica na área da saúde preocupa o futuro da formação dos estudantes do curso e ao mesmo tempo não ajuda o curso a obter a aprovação do MEC com seus índices de avaliação.

    Resultados: depois de uma longa discussão sobre os projetos que visam organizar os horários de professores e garantir mais professores no Campus, ficou certo que o reitor irá solicitar ainda este ano junto ao MEC o concurso público para 34 professores efetivos no Campus e a situação do Curso de Enfermagem já sairá da zona vermelha. Há a possibilidade de em novembro o curso já ter a confirmação dos novos professores.

    Estas informações estão sendo postadas para conhecimento da comunidade de alunos no intuito de chamá-los para o engajamento.

    Nos próximos dias já estaremos findando os trabalhos da gestão Resistência e será composta uma comissão eleitoral que organizará de forma estatutária a eleição para as chapas que concorrerão para a nova gestão do DACC 2012/2013.

    Representantes do DA presentes na reunião:

    ALAN PATRIK - Curso Letras Inglês/ Português
    BRUNO ULHOA - Curso História
    GOTTARDO DEZUTTI - Curso de Geografia
    WILLER CÂNDIDO – Curso de Enfermagem
    E o representante do CA do curso da Educação Física.

    (Assessoria DACC).


    1
    Comentários
    Gabriel de Melo Neto
    Parabéns aos/as meninos/as do Movimento Estudantil pela a luta em defesa da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade para todos/as!!!
    11 de Outubro de 2012 às 19:53:41
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
comercial@portalcatalao.com.br
financeiro@portalcatalao.com.br
ascom@portalcatalao.com.br
equipe
João Luiz Ribeiro, Bruno Felício, Jefferson Machado, Paulo Damasio, Vinícius Ramos, Sibylle Machado, Laisse Calaça, Juliana Ribeiro, André Sardinha.
SUBIR PÁGINA