O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
  • Contribua enviando fotos, vídeos e notícias.
    Enviado por: Moradores Catalão.
    Moradores relatam falta de água em Catalão
    • ENQUETE
      Como você avalia o serviço de entrega dos Correios em Catalão?
      Selecione uma opção abaixo.
      Excelente
      Ótimo
      Bom
      Regular
      Ruim
      Péssimo

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

  • 31 de Out / 2012 - Cidade
    SIMECAT se reúne com Ministro do Trabalho

    Integrantes do Simecat com o Ministro do Trabalho, Brizola Neto.
    (Foto: Jaqueline Luz).
    Na tarde desta terça-feira (30), diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) participaram de uma reunião com o Ministro do Trabalho, Brizola Neto, no seu gabinete em Brasília. Os sindicalistas cobraram melhor assistência do Ministério para o desempenho de suas atividades.

    A principal discussão foi a respeito da criação de uma Gerência Regional do Trabalho em Catalão. Devido ao grande crescimento econômico da cidade, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/GO) já fala em transformar a Agência Regional do Trabalho em uma Gerência, como já existe na cidade de Anápolis. A Superintendência também solicita a criação de uma Gerência em Rio Verde.

    Porém, segundo o Ministro do Trabalho, Brizola Neto, não há verba disponível para fazer essa mudança. O Ministério do Planejamento quem libera a autorização para as verbas, e, no momento, não tem recursos suficientes para fazer esse investimento.

    Uma Agência Regional oferece atendimento administrativo, como emissão de carteiras de trabalho e seguro-desemprego. Já a Gerência Regional conta com auditores fixos. Hoje, em Catalão, a fiscalização é feita através de Goiânia.

    Para o secretário geral do Simecat, Thiago Cândido, muitas pendências poderiam ser solucionadas com mais fiscais na região.  Com a demanda alta e pouca fiscalização, muitas empresas acabam burlando a lei. “Muitas conseguem maquiar as falhas quando a fiscalização aparece e conseguem escapar. Sendo assim, elas continuam agindo de maneira ilegal e prejudicando o trabalhador”, ressalta.

    Conforme sugestão do Ministro, a única saída é o movimento sindical mobilizar os deputados goianos para apresentar uma emenda pedindo destinação de recursos para a construção da Gerência Regional do Trabalho de Catalão e Rio Verde.

    As lideranças sindicais também aproveitaram a oportunidade para tratar sobre a contribuição assistencial. Os sindicalistas alegam que o Ministério Público do Trabalho de Goiás está fiscalizando de maneira arbitrária e dificultando a atuação de vários sindicatos.

    Além do SIMECAT, dirigentes dos Sindicatos Metabase e Sindtranposrte, Força Sindical Goiás e o presidente da Força Sindical nacional, Paulinho da Força, também participaram do encontro.

    Pouca Fiscalização
    De acordo com Brizola Neto, o Brasil está enfrentando a escassez de Fiscais do Trabalho, portanto o problema não é centralizado e o Ministério do Trabalho não tem verbas suficientes para fazer novas contratações.

    O Ministério solicitou 600 novos postos para Auditores, mas só foram liberadas 125 vagas para serem distribuídas por todo o País conforme a atividade econômica do Estado. Somente em Goiás quatro Auditores serão aposentados até o fim deste ano, ou seja, precisam ser substituídos.

    Reforma
    O prédio da Agência Regional do Trabalho em Catalão passará por mudanças nos próximos meses. O projeto de alteração já foi aprovado, a verba já foi disponibilizada e o processo de licitação deve se encerrar ainda na primeira quinzena de novembro. Em breve começam as obras.

    Segundo o Superintendente do Trabalho em Goiás, Heberson Alcântara, o Simecat sempre o alertou para a realidade de Catalão e então foi comprovado que a agência precisava de mudanças.

    O trabalhador será o maior beneficiado. “Essa reforma será muito importante, pois vai proporcionar um bom atendimento ao trabalhador, seja ele metalúrgico ou de qualquer outra categoria”, lembra o presidente do Simecat, Carlos Albino de Rezende Júnior.

    (Assessoria de Imprensa SIMECAT).


    0
    Comentários
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
comercial@portalcatalao.com.br
financeiro@portalcatalao.com.br
ascom@portalcatalao.com.br
equipe
João Luiz Ribeiro, Bruno Felício, Jefferson Machado, Paulo Damasio, Vinícius Ramos, Sibylle Machado, Laisse Calaça, Juliana Ribeiro, André Sardinha.
SUBIR PÁGINA