O CANAL DE NOTÍCIAS DO PORTAL CATALÃO
www.catalaonoticias.com.br
categorias
  • Contribua enviando fotos, vídeos e notícias.
    Enviado por: Moradores Catalão.
    Moradores relatam falta de água em Catalão
    • ENQUETE
      Você é a favor da legalização do porte de armas para o cidadão?
      Selecione uma opção abaixo.
      Sim
      Não

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

  • 17 de Out / 2012 - Brasil
    Gasolina pode subir 10% depois do segundo turno
    Já em outra entrevista, no início da noite de terça-feira, Graça disse que no curto prazo não há previsão para aumento.

    Graça Foster, presidente da Petrobras.
    Graça Foster já pediu o reajuste ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, e avisou que projetos de investimento serão cortados se não houver aumento; presidente da estatal, no entanto, vem tendo desgaste com a área econômica.

    Desde que assumiu o comando da Petrobras, a executiva Graça Foster tem feito uma romaria aos gabinetes do poder em Brasília em busca de uma solução confortável para os cofres da companhia e dolorosa para os brasileiros: um aumento dos combustíveis. De acordo com a manchete do jornal gaúcho Zero Hora de terça-feira (16), ela finalmente conseguiu o que pretende e a gasolina pode subir 10% logo depois do segundo turno.

    A decisão, cogitada há vários meses, vinha sendo adiada em função não apenas do calendário eleitoral, mas também da inflação, que vem rodando ligeiramente acima da meta inflacionária de 4,5%. Há pouco mais de um mês, o ministro Edison Lobão, de Minas e Energia, chegou a confirmar o reajuste, mas foi desmentido por Guido Mantega, da Fazenda.

    Graça, no entanto, tem feito pressão intensa. Dias atrás, por meio da imprensa, a Petrobras avisou que projetos bilionários de investimento terão que ser suspensos ou adiados caso a estatal não obtenha um reajuste. Esse cenário sombrio foi apresentado por ela ao ministro Mantega na última reunião do Conselho de Administração da Companhia. Em quatro anos, a Petrobras prevê investir US$ 236,5 bilhões, em novas refinarias e plataformas.

    Nos primeiros meses à frente da Petrobras, Graça Foster também fez uma desconstrução da gestão de José Sergio Gabrielli, mas os resultados que ela própria apresentou não foram animadores e a estatal continuou com seu valor de mercado estagnado.

    Em Brasília, como balão de ensaio, começou a circular a ideia de que ela poderá vir a ser substituída pelo atual presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, que já foi presidente da Petros, o fundo de pensão dos funcionários da estatal.

    Aumento a longo prazo

    "No curto prazo, não há previsão de aumento de combustíveis", disse a presidente da Petrobras, que defendeu o aumento da proporção de etanol misturado à gasolina, apesar de dizer que não tem influência sobre a decisão, que cabe ao governo e à ANP.

    A presidenta da Petrobras, Graça Foster, disse no início da noite de terça-feira (16) que o preço da gasolina não vai subir por enquanto. De acordo com ela, sempre há a necessidade de reajuste no preço, porém, ainda não tem data marcada para isto.

    "Durante vários meses, em alguns anos, nós tivemos uma realização de preços no mercado no Brasil maior do que o preço internacional. O que nós estamos vivendo hoje é o contrário. Na média dos anos, se considerarmos dez anos, desde 2002, nós estamos com resultado positivo favorável à Petrobras. Então, no curto prazo, não há previsão de aumento de combustíveis".

    Graça defendeu o aumento da proporção de etanol misturado à gasolina, apesar de dizer que não tem influência sobre a decisão, que cabe ao governo e à Agência Nacional do Petróleo (ANP).

    "[A proporção de] 25% é melhor do que 20%. A Petrobras não tem influência nessa decisão, mas se você me pergunta, tem três razões para aumentar a proporção: primeiro porque é menos gasolina, eu importo menos. Segundo, que eu sou uma defensora, acredito na indústria do etanol no Brasil, e terceiro que nós temos 100% da Petrobras Biocombustível, nós temos o projeto de liderar a indústria do etanol, mas eu tenho absoluta convicção e conhecimento de que essa indústria do etanol está na mão do país, então não tem porque não torná-la mais consistente, torná-la forte mais uma vez. Já existem sinais de recuperação".

    A presidenta confirmou a busca de parcerias para a implantação de refinarias no Brasil, mais pela experiência do que pelo recurso financeiro. De acordo com Graça Foster, a Petrobras está implementando um plano de eficiência, para melhorar as margens, ter mais geração de caixa e resultado líquido maior, para que possa buscar menos recursos no mercado financeiro e manter os investimentos e o desinvestimento para atender ao plano de negócios da empresa.

    "Fazer mais com menos, ou fazer o mesmo com menos. Nesse momento, o que a Petrobras está buscando é identificar, amplificar as sinergias entre a própria companhia, trabalhar melhor os estoques de material, reduzindo os custos financeiros nos estoques de combustível, no estoque de petróleo, trabalhar de uma forma muito mais integrada e organizada na movimentação da carga de óleo, de gás natural, são melhorias que fazem muito bem à companhia e certamente aos nossos acionistas".

    (Brasil 247).


    0
    Comentários
PORTAL CATALÃO INTERNET SERVICE LTDA
20 de Agosto, 1882, sala 1 e 2, Centro - Catalão - GO
(64) 3411-0748
e-mails
comercial@portalcatalao.com.br
financeiro@portalcatalao.com.br
ascom@portalcatalao.com.br
equipe
João Luiz Ribeiro, Bruno Felício, Jefferson Machado, Paulo Damasio, Vinícius Ramos, Sibylle Machado, Laisse Calaça, Juliana Ribeiro, André Sardinha.
SUBIR PÁGINA